Repense o fundo de reserva em momentos de crise

Fundo de Reserva: Momentos como esse pedem soluções mais criativas

A pandemia traz para o mundo a necessidade de se reinventar, de criar, de fazer de forma diferente. Apesar de toda criticidade envolvida no evento, é fundamental que novos caminhos sejam abertos e como especialistas em auditoria de condomínio, temos sugestões que saem da caixa, mas que podem ser benéficas se bem aplicadas.

No momento no qual nos encontramos, ainda não está claro por quanto tempo essa pandemia afetará a economia brasileira, mas vamos estimar que o maior impacto se dará pelo período de 3 meses. Vale lembrar que o condomínio possui um Fundo de Reserva com saldo correspondente ao mesmo período. 

USE O FUNDO DE RESERVA DE UMA FORMA MAIS HUMANA 

Após uma avaliação criteriosa, síndico e conselheiros aprovam a suspensão da cobrança da cota condominial durante 2 meses, deixando a operação do condomínio acontecendo normalmente. Os condôminos não teriam a pressão do pagamento e isso reduziria a inadimplência. Além disso, ao final dos 2 meses, o condomínio contaria com um saldo considerável no Fundo de Reserva, correto? 

Na nossa visão, essa ação estaria entre as mais importantes do ponto de vista não só econômico, mas também do social que um condomínio pode proporcionar aos seus moradores durante a pandemia ou em uma situação de crise, pois, o valor que seria destinado para cota condominial poderia ser utilizado para outras despesas básicas, como alimentação, saúde, vestuário, entre outras. Além disso, os moradores também se conscientizariam da importância da arrecadação do Fundo de Reserva. 

Alguns podem alegar que a proposta acima não tem amparo na Convenção do Condomínio, mas pense o seguinte: por causa da pandemia, diversas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) foram suspensas e quando forem realizadas, na maioria dos casos, serão fora do período determinado das convenções. Há também mandatos de síndicos que foram prorrogados, até hoje não encontramos uma Convenção que previa essa situação. Ou seja, estamos num cenário de crise completamente novo, por isso, ações incomuns estão sendo tomadas visando proteger o bem estar das pessoas.

Quando essa pandemia passar, as Convenções precisarão melhorar o capítulo que trata da utilização do Fundo de Reserva fazendo a inclusão dos cenários de crises. Visto que alterar uma Convenção não é tarefa fácil, a sugestão é que seja feita a aprovação em Assembleia sobre a suspensão da cobrança da cota condominial/ utilização do Fundo de Reserva em momentos de crise. Esse exercício precisa ter o envolvimento de síndico, conselho, administradora, jurídico e representante dos moradores.  

Como reunir pessoas em momento de pandemia? Como já falamos nesse post é possível unir as pessoas de maneira digital e tornar a reunião possível através dos recursos online.

UMA BOA GESTÃO DO FUNDO DE RESERVA É FUNDAMENTAL

Só existe a possibilidade de utilizar o fundo de reserva em momentos emergenciais quando o mesmo é bem administrado. A auditoria em condomínios é uma excelente aliada, pois valida se os recursos condominiais estão sendo utilizados de acordo com o que foi aprovado pelos proprietários e moradores. Além disso, nossos relatórios colaboram para que síndicos, conselheiros e administradoras prediais tenham uma visão mais estratégica das aplicações e utilizações do recurso. 

Conheça melhor o nosso trabalho e saiba o que a auditoria em condomínios pode fazer por você.

Publicações Relacionadas

eSocial terá multas automáticas Falta de cumprimento de obrigações relacionadas ao novo sistema pode gerar multas que chegam a R$ 181 mil A partir...
Repense o fundo de reserva em momentos de crise Fundo de Reserva: Momentos como esse pedem soluções mais criativas A pandemia traz para o mundo a necessidade de se...
Associação Residencial x Condomínio Saiba quais são as diferenças e as semelhanças entre a associação residencial e o condomínio Este material foi feito para...

Quer receber todas as novidades da MB7?

Assine nossa news e receba diretamente no seu email.




Deixar um Comentário