Encontro reúne síndicos, poder público e entidades para debater gestão condominial

No mês de novembro é comemorado o Dia do Síndico e este ano um evento gratuito vai reunir pela primeira vez em Alagoas gestores condominiais, poder público e entidades de classe para um encontro corporativo.

O 1º Ensíndicos (Encontro de Síndicos Alagoas) ocorrerá no próximo dia 27, a partir das 13h,  no Hotel Ritz Lagoa da Anta e busca fomentar esta atividade que tem ganhado cada vez mais atribuições e responsabilidades.

A programação conta com três palestras e uma mesa redonda com representantes dos Conselhos de Administração, Contabilidade, Engenharia, Ordem dos Advogados e Secretaria de Desenvolvimento Territorial de Maceió (Sedet). A mesa abordará o papel de cada um destes profissionais na assessoria dos condomínios e o cumprimento de normas de manutenção predial junto ao poder público.

As inscrições são gratuitas e exclusivas a síndicos e síndicas. Para respeitar as normas sanitárias, o evento ocupará um terço da capacidade do auditório, disponibilizando 100 vagas.

O Ensíndicos está sendo realizado pelo Síndico Profissional Thyago Correia, que atua como gestor condominial há cerca de 10 anos. Ele explica que o objetivo é ajudar na atualização profissional e fortalecer o papel dos síndicos sociedade, muitas vezes não reconhecido.

“Os síndicos são gestores de um patrimônio coletivo e de vidas humanas. Eles exercem um cargo eletivo e têm muitas responsabilidades  civis e criminais, que só vêm aumentando. Este encontro pretende ajudar na atualização e incentivar  esse novo perfil do síndico em Alagoas, que já não pode ser mais amador em sua função”, comenta o idealizador.

Programação

No dia 27, o encontro iniciará a partir das 13h  com a palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, ministrada pela Advogada Especialista em Direito Condominial, Nadja Correia. Em seguida, o tema será Violência Doméstica Dentro do Condomínio, com o presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB-AL, Antônio de Oliveira Neto.

Na mesa redonda, participam o Conselheiro Contador José Carlos de Melo Araújo do CRCAL; a presidente do CRA, adminstradora Jociara Correia; o presidente do CREA, engenheiro Fernando Dacal e a secretária municipal Rosa Tenório, da Sedet.

Haverá ainda a palestra Comunicação: Ferramenta Chave Para o Sucesso do Síndico, com o Professor Carlos Conce, seguida de um happy hour em celebração ao Dia do Síndico – comemorado em  30 de novembro.

Segundo Correia, em Maceió existem cerca de 3 mil condomínios constituídos. Apesar de não terem natureza comercial ou lucrativa, os condomínios possuem CNPJ, são geradores de empregos e contratantes de serviços diversos, o que impacta diretamente na economia do Estado.

“Assim como no poder público e no mercado privado, os gestores condominiais precisam de atualização, eficiência, transparência e rigor com o cumprimenro de leis e normas. É o que queremos fomentar com este encontro”, finaliza o realizador Thyago Correia. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link doity.com.br/ensindicos-alagoas-2020.

FONTE: Doity

Publicações Relacionadas

Receita Federal alerta para golpe da regularização de dados cadastrais Contribuinte deve ficar atento à modalidade de fraude por correspondência A Receita Federal alerta para golpe que está sendo realizado por via...
beneficios da auditoria para associações residenciais
Os benefícios da auditoria para as associações residenciais Associações residenciais não são condomínios. Perguntamos ao Marcos Braga, o proprietário da MB7 Auditoria que é contador formado pela Universidade...
Fundo de Reserva: Uma proteção contra crises Todos sofremos as consequências das crises, inclusive seu condomínio Muitos momentos de crise fazem parte da história do mundo. Basta...

Quer receber todas as novidades da MB7?

Assine nossa news e receba diretamente no seu email.




Deixar um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.