Conselho Fiscal – Teste os seus conhecimentos

Teste os seus conhecimentos

Para fazer uma ótima gestão, é preciso entender quais são as funções envolvidas no processo administrativo. Vamos fazer um teste?

O conselho fiscal é obrigatório de acordo o artigo 1356 do Código Civil

1. Verdadeiro
2. Falso

Falso

Não, de acordo com o artigo 1356 do Código Civil, o conselho fiscal não é um órgão obrigatório. Consta que: "Poderá haver no condomínio um conselho fiscal".

A principal responsabilidade do Conselho Fiscal é dar parecer sobre as contas do síndico, mas a função não aprova ou reprova as contas, apenas faz recomendações.

1. Verdadeiro
2. Falso

O Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal desempenham a mesma função.

1. Verdadeiro
2. Falso

Falso

Não, o  conselho consultivo, mencionado na Lei 4.591/64 dos condomínios (artigo 23º) tem como objetivo assessorar o síndico na solução de problemas do condomínio. Já o conselho fiscal, como já dito, tem a função de dar parecer sobre as contas do síndico. Inclusive, a depender da convenção, os dois papéis podem coexistir.

O Conselho Fiscal é eleito Através de votação em assembleia por maioria simples

1. Verdadeiro
2. Falso

Para ocupar cargo no Conselho Fiscal é necessário ter formação apropriada para a função.

1. Verdadeiro
2. Falso

Falso

Não é preciso ter formação específica para a função, mas é recomendado ter conhecimento de gestão financeira. Dessa forma, a função será melhor desempenhada.

O Conselho Fiscal é composto por 3 membros com mandatos de até 2 anos.

1. Verdadeiro
2. Falso

Quando a função do Conselho Fiscal não está bem estabelecida pode haver conflito de interesse, uma vez que pode realizar aprovações, ao invés de aconselhamento das contas.

1. Verdadeiro
2. Falso

A auditoria pode colaborar com o melhor desempenho do Conselho Fiscal, fornecendo relatórios e uma visão isenta das contas.

1. Verdadeiro
2. Falso

Todas as 8 perguntas respondidas!


Compartilhe seu resultado:

Teste os seus conhecimentos

Want more stuff like this?

Get the best viral stories straight into your inbox!
Don`t worry, we don`t spam

A MB7 pode ajudar síndicos e conselheiros fiscais a ter uma administração mais eficiente. Conte com a gente!

 

Publicações Relacionadas

A má gestão do condomínio pode desvalorizar o seu imóvel Em Joinville, Santa Catarina, a gestão do síndico causou um prejuízo de R$ 700 mil a um condomínio que praticamente...
Publicado novo cronograma do eSocial Optantes pelo Simples Nacional e empregadores pessoa física enviarão suas tabelas em janeiro/2019 O Comitê Diretivo do eSocial publicou a Resolução...
Gestão de condomínios: O perigo do amadorismo Um condomínio é uma empresa, possui CNPJ; tem equipes de funcionários e terceiros; contratos com prestadores de serviços; faturamento; despesas;...

Quer receber todas as novidades da MB7?

Assine nossa news e receba diretamente no seu email.




Deixar um Comentário