- 16 de setembro de 2020
- Publicado por: MB7
- Categoria: Finanças, Sindico

Teste os seus conhecimentos
Para fazer uma ótima gestão, é preciso entender quais são as funções envolvidas no processo administrativo. Vamos fazer um teste?
O conselho fiscal é obrigatório de acordo o artigo 1356 do Código Civil

Falso
Não, de acordo com o artigo 1356 do Código Civil, o conselho fiscal não é um órgão obrigatório. Consta que: "Poderá haver no condomínio um conselho fiscal".
A principal responsabilidade do Conselho Fiscal é dar parecer sobre as contas do síndico, mas a função não aprova ou reprova as contas, apenas faz recomendações.

O Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal desempenham a mesma função.

Falso
Não, o conselho consultivo, mencionado na Lei 4.591/64 dos condomínios (artigo 23º) tem como objetivo assessorar o síndico na solução de problemas do condomínio. Já o conselho fiscal, como já dito, tem a função de dar parecer sobre as contas do síndico. Inclusive, a depender da convenção, os dois papéis podem coexistir.
O Conselho Fiscal é eleito Através de votação em assembleia por maioria simples

Para ocupar cargo no Conselho Fiscal é necessário ter formação apropriada para a função.

Falso
Não é preciso ter formação específica para a função, mas é recomendado ter conhecimento de gestão financeira. Dessa forma, a função será melhor desempenhada.
O Conselho Fiscal é composto por 3 membros com mandatos de até 2 anos.

Quando a função do Conselho Fiscal não está bem estabelecida pode haver conflito de interesse, uma vez que pode realizar aprovações, ao invés de aconselhamento das contas.

A auditoria pode colaborar com o melhor desempenho do Conselho Fiscal, fornecendo relatórios e uma visão isenta das contas.

Compartilhe seu resultado:
Teste os seus conhecimentos
A MB7 pode ajudar síndicos e conselheiros fiscais a ter uma administração mais eficiente. Conte com a gente!
Quer receber todas as novidades da MB7?
Assine nossa news e receba diretamente no seu email.