- 12 de agosto de 2020
- Publicado por: MB7
- Categoria: Finanças

Uma administração saudável deixa o condomínio em perfeito funcionamento
Já falamos aqui que um condomínio pode ser comparado ao corpo humano, onde os órgãos devem estar saudáveis e onde tudo deve estar harmônico para o pleno funcionamento.
Para que isso aconteça, algumas medidas precisam ser tomadas e por esse motivo, separamos algumas dicas para que o síndico tenha suporte para desempenhar um excelente papel administrativo.
-
Ter uma boa base
Controlar e analisar gastos mensais, principalmente os casos de inadimplência, é fundamental para ter uma administração saudável. Apenas com esse cenário controlado, é possível fazer planos mais ousados, ou novos planos para a moradia.
-
Ter habilidade e ferramentas
O síndico precisa ter habilidade para gerir um condomínio e ele pode contar com ferramentas para fazer o seu trabalho da melhor forma. Existem muitas possibilidades na internet, inclusive cursos gratuitos. Outra possibilidade é contar com a auditoria preventiva da MB7.
-
Saber o correto papel de uma administradora
A administradora não substitui o papel do síndico, ela serve para executar diferentes tarefas do processo como, por exemplo: recolhimento de imposto, acerto de contas e outras tantas atividades burocráticas.
-
Fazer previsões realistas
Ter os pés no chão e apresentar uma previsão orçamentária (PO) realista é fundamental para gerir o condomínio de forma segura e com uma boa base.
-
Ter atenção ao fluxo de caixa
Analisar e projetar o fluxo de caixa é importante para avaliar problemas futuros, aliás, a auditoria em condomínios MB7 pode lhe ajudar com a execução dessa tarefa. Lembre-se que condomínios funcionam como uma empresa e esse deve ser um processo recorrente.
-
Reavalie os prestadores de serviços.
Avaliar os prestadores de serviço, renegociar valores e contratos, tudo para deixar o fluxo de caixa do condomínio cada vez mais saudável. Outra dica, é fazer a análise dos perfis dos terceiros, isso custa pouco e traz segurança para o condomínio. A MB7 pode lhe ajudar com essa questão.
-
De olho nos inadimplentes
Atuar na cobrança dos valores, fazer renegociações e tentar diminuir o impacto das dívidas na gestão do condomínio é fundamental. A inadimplência deve ser sempre revisitada, pois é uma questão bastante delicada para o fluxo de caixa da moradia.
-
Revise as despesas
Uma dica muito importante é verificar os gastos e as possibilidades de renegociação e até mesmo diminuição dos valores. Tudo para que a conta do condomínio fique cada vez mais saudável.
-
Faça uma gestão transparente
É fundamental que as informações do condomínio estejam sempre disponíveis para os moradores e que o síndico esteja disposto a tirar dúvidas e dar explicações sobre o andamento de todas as questões da moradia. Uma forma de fazer a gestão de forma transparente, é contar com os serviços de auditoria em condomínios. Temos diferentes formatos de atuação para contribuir com uma administração ainda mais transparente e saudável.
Quer receber todas as novidades da MB7?
Assine nossa news e receba diretamente no seu email.