10 fatos que seu condomínio precisa saber sobre a Conta Pool

Há benefícios e riscos no formato da Conta Pool e um auditor independente pode fazer toda a diferença.

A Conta Pool pode ser bastante atrativa, principalmente pela facilidade que oferece aos condomínios. Mas é importante saber como ela funciona e quais são os riscos envolvidos.

 

10 fatos que seu condomínio precisa saber sobre a Conta Pool1. Na falta de recursos, a administradora paga os credores.

Uma das vantagens da Conta Pool é que em caso de falta de caixa, as administradoras assumem as contas do condomínio, deixando tudo em dia com os credores.

 

2. Atualmente há administradoras que só operam nesse formato.

Algumas administradoras optaram por atuar apenas como captador e administrador de recursos dos condomínios, assumindo o papel de um “banco” onde centraliza arrecadações e pagamentos de condomínios na própria empresa.

 

3. A Conta Pool simplifica o trabalho dos condomínios.

Por ter tudo centralizado e a garantia de que as contas serão honradas, a Conta Pool aparece como uma opção para facilitar a administração de diferentes condomínios. Mas o formato apresenta alguns riscos.

 

4. A Conta Pool parece ser um banco, mas só parece.

As instituições financeiras do país são altamente regulamentadas e estão sujeitas à verificação de liquidez por órgãos competentes. Na Conta Pool isso não acontece e é aí que mora o risco, pois não há como acompanhar a situação financeira da administradora. 

 

5. A Conta Pool não oferece garantias.

No caso da quebra de um banco, o correntista está suportado pelo Fundo Garantidor de Crédito, podendo receber até R$ 250.000,00 em casos de falência. Já na Conta Pool isso não acontece, ou seja, no caso de falência ou bloqueio de bens, o condomínio pode perder todo valor investido.

 

6. Nem todo condomínio pode usar Conta Pool.

A Convenção de um condomínio é quem determina se é possível utilizar o formato, muitas vezes é explícito que só é possível administrar o dinheiro arrecadado em contas bancárias. Cabe ao síndico, administrador legal das moradias, ter conhecimento da informação.

 

7. Há riscos sistêmicos na Conta Pool.

Além da falta de regulamentação e da dificuldade de entender a saúde financeira de uma Conta Pool, há o risco de condomínios pedirem o resgate de seus valores ao mesmo tempo e se isso acontecer, o cenário sistêmico se instala. 

 

8. Os valores movimentados em condomínios são altíssimos.

Para entender a dimensão e o interesse no segmento, apenas em São Paulo são arrecadados de 8 a 10 bilhões de reais por ano pelos mais de 30 mil condomínios. Não se tem conhecimento sobre qual parte dessa verba está em Conta Pool. Mais um motivo para fazer uma gestão bem próxima contando com o recurso de auditoria especializada, caso a opção do condomínio seja por esse formato.

 

9. Como fazer a melhor gestão na Conta Pool.

Se o seu condomínio escolheu a Conta Pool, saiba que um auditor independente pode fazer diferença na correta administração dos recursos. Tudo isso porque o acompanhamento gera mais transparência e segurança para síndicos, conselheiros e moradores.

 

10. A auditoria pode trazer tranquilidade para seu condomínio.

Verificar se os recebimentos e pagamentos são registrados corretamente nos demonstrativos do condomínio. Pedir explicação ao gestor (síndico) em caso de saldo negativo. Ou seja, a identificação de problemas e riscos que o formato tem, deixando os moradores mais tranquilos e a gestão ainda mais eficiente.

Quer entender melhor como a auditoria funciona? Fale com a gente.

Publicações Relacionadas

Governança em condomínio: Qual a diferença entre Convenção e Regulamento Interno? Você já leu a Convenção ou Regulamento Interno (na legislação o termo é Regimento Interno, usarei a expressão Regulamento Interno...
4 dicas para fazer uma boa prestação de contas do condomínio Dicas valiosas para tornar a prestação de contas transparente entre síndico e condôminos Somente na cidade de São Paulo a...
Custos condominiais continuam em elevação De acordo com estudo realizado pelo Secovi-SP, a variação acumulada do Icon em 12 meses foi de 2,80%, percentual acima...

Quer receber todas as novidades da MB7?

Assine nossa news e receba diretamente no seu email.




Deixar um Comentário